DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO

 

 
 

 

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Essa data tem o objetivo de destacar a importância dos profissionais farmacêuticos para a saúde pública. 
 
O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, em 2000, para ser a data da comemoração. Afinal, profissionais que realizam diversas pesquisas para formular medicamentos que melhorem a vida das pessoas, merecem um dia para serem homenageados. 
 
Além de trabalhar na manipulação de medicamentos, os farmacêuticos orientam as pessoas sobre o uso correto dos remédios. Além disso, os profissionais ainda prestam diversas orientações para melhorar a qualidade de vida de quem sofre por alguma doença. 
 
E quem pensa que os farmacêuticos atuam apenas em farmácias, se enganou. Esses profissionais podem atuar em diversas áreas. Confira abaixo algumas das áreas de atuação deste grupo de profissionais:
 
Alimentos
 
Análises Clínico-laboratoriais
 
Educação
 
Farmácia Hospitalar e Clínica
 
Farmácia Industrial
 
Gestão
 
Práticas Integrativas e Complementares
 
Saúde Pública
 
Toxicologia
 
Sem dúvida nenhuma, os farmacêuticos contribuem muito para tornar a saúde de todos melhor. Seja aquela dorzinha de cabeça chata ou um problema sério de saúde, pode ser tratado, curado ou amenizado através do uso de medicamentos, que foram manipulados por um grupo de farmacêuticos.
 
Se você é um profissional desta área, parabéns! Todos somos gratos por todo o trabalho, dedicação e carinho que emprega ao decorrer de sua trajetória. Neste período de pandemia, repleto de incertezas, são profissionais como você, que nos dão garantem uma certeza: Não dá para parar. O momento é de buscar soluções!