DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: ONU PROMOVE REFLEXÕES VIRTUAIS PARA ESTIMULAR AÇÕES REAIS.

 

 

 

 

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.
 
O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
 
 
Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.

Lives no YouTube do PNUMA

No dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. Com a moderação da jornalista Paulina Chamorro, dois especialistas conversaram sobre conservação a partir de diferentes olhares: Fernando Sousa, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, gestor de diversos parques e atrações naturais, e Beatrice Padovani, professora da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em conservação marinha.

A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, foi no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra exploraram a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contaram com a moderação da médica Júlia Rocha.

Hora da Natureza: Reflexões sobre o Amanhã
 
 

 

 
Outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, Rosiska Darcy e Sebastião Salgado se unem a Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir.
 
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.
 
Explore a natureza sem sair de casa
 
Embora a população esteja em casa, para combater a pandemia do novo coronavírus, o site do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece diversas ferramentas para impulsionar a ação coletiva #Pela Natureza. O Guia Prático do PNUMA sugere atividades para cada setor da sociedade se engajar neste período. Já o quiz testa os conhecimentos do usuário sobre a biodiversidade. O interativo “Explore a Natureza” leva o usuário a 25 lugares icônicos, como as Cataratas do Iguaçú e a Capadócia, explica sobre espécies locais ameaçadas e testa o conhecimento sobre o assunto.
 
Registre seu evento
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para informar, sensibilizar e impulsionar a ação em prol da natureza. Para facilitar o acesso à informação e a interação entre pessoas, o site oferece um mapa de registro de eventos. Pode ser uma aula de biologia sobre a fauna brasileira, um sermão ou culto sobre o valor espiritual da natureza, uma live de culinária com orgânicos ou um webinar de especialistas. Cada evento digital inscrito aparecerá no mapa global, permitindo que mais pessoas possam participar.