DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: ONU PROMOVE REFLEXÕES VIRTUAIS PARA ESTIMULAR AÇÕES REAIS.

 

 

 

 

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.
 
O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
 
 
Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.

Lives no YouTube do PNUMA

No dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. Com a moderação da jornalista Paulina Chamorro, dois especialistas conversaram sobre conservação a partir de diferentes olhares: Fernando Sousa, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, gestor de diversos parques e atrações naturais, e Beatrice Padovani, professora da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em conservação marinha.

A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, foi no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra exploraram a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contaram com a moderação da médica Júlia Rocha.

Hora da Natureza: Reflexões sobre o Amanhã
 
 

 

 
Outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, Rosiska Darcy e Sebastião Salgado se unem a Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir.
 
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.
 
Explore a natureza sem sair de casa
 
Embora a população esteja em casa, para combater a pandemia do novo coronavírus, o site do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece diversas ferramentas para impulsionar a ação coletiva #Pela Natureza. O Guia Prático do PNUMA sugere atividades para cada setor da sociedade se engajar neste período. Já o quiz testa os conhecimentos do usuário sobre a biodiversidade. O interativo “Explore a Natureza” leva o usuário a 25 lugares icônicos, como as Cataratas do Iguaçú e a Capadócia, explica sobre espécies locais ameaçadas e testa o conhecimento sobre o assunto.
 
Registre seu evento
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para informar, sensibilizar e impulsionar a ação em prol da natureza. Para facilitar o acesso à informação e a interação entre pessoas, o site oferece um mapa de registro de eventos. Pode ser uma aula de biologia sobre a fauna brasileira, um sermão ou culto sobre o valor espiritual da natureza, uma live de culinária com orgânicos ou um webinar de especialistas. Cada evento digital inscrito aparecerá no mapa global, permitindo que mais pessoas possam participar.
 
 
 
 
 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo