VITAMINA D - O QUE É? PARA QUE ELA SERVE? ONDE ENCONTRAR?

Funções da vitamina D

 

 As funções da vitamina D no organismo são:

• Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
• Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
• Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
• Aumentar a produção de músculos;
• Melhorar o equilíbrio;
• Fortalecer o sistema imunológico;
• Melhorar a saúde cardiovascular;
• Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;
• Prevenir o envelhecimento precoce.
Os benefícios da vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e da exposição solar, que ativa a produção de vitamina D na pele

 

 

Onde encontrar a vitamina D
A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados. 
Outra fonte natural de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares. Por isso, para produzir quantidades adequadas de vitamina D, pessoas de pele clara devem ficar ao sol durante pelo menos 15 minutos por dia, enquanto pessoas de pele negra precisam de cerca de 1 hora de exposição solar diária.
Além das fontes naturais, a vitamina D também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas ou em gotas, que só devem ser usados em casos de deficiência dessa vitamina. A quantidade de suplemento a ser tomada varia de acordo com a idade, a dose do medicamento e o grau de deficiência vitamínica, e crianças e mulheres grávidas só devem tomar o suplemento de vitamina D de acordo com orientação médica.

 

 

 

 

Sintomas de deficiência em vitamina D
 
Os sintomas de deficiência de vitamina D no organismo são:
• Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
• Dor e fraqueza muscular;
• Enfraquecimento dos ossos;
• Osteoporose nos idosos;
• Raquitismo nas crianças;
• Osteomalácea (ossos frágeis e quebradiços, próxima da osteosporose e raquitismo)