CONHECER OS PRODUTOS É ESSENCIAL PARA CONQUISTAR A CONFIANÇA DO CLIENTE

 Empatia no processo de vendas
Quando falamos de vendas, temos que nos colocar no lugar dos clientes. Pense em uma situação em que você vai comprar medicamentos para alguém da família. Se você vai a uma farmácia e o balconista demonstra que não conhece os produtos que você busca ou não sabe passar uma orientação quanto à utilização do remédio, você volta a comprar naquela loja? Certamente não. E com os seus clientes a situação é absolutamente idêntica.

Esse sentimento de empatia, ou seja, da capacidade de colocar-se no lugar do outro é fundamental em qualquer processo de vendas, principalmente quando falamos de varejo farmacêutico. Para conquistar a confiança do consumidor, o balconista precisa demonstrar atenção e conhecimento do produto, além de disposição em ouvir e compreender as necessidades do consumidor no momento da compra.

Capacitação para evoluir o negócio
Um bom gestor deve sempre buscar a evolução do negócio, seja por meio da ampliação da loja (mudança de ponto) ou da abertura de mais filiais da farmácia, mas é preciso lembrar que treinamento e a capacitação de sua equipe devem sempre estar entre as prioridades, porque os balconistas são a principal ferramenta de vendas da sua farmácia.

Oferecer menor preço e grandes descontos é fator importante na decisão de compra do consumidor, mas isso não será suficiente se cada atendente não conhecer bem o produto que está vendendo. Este é um erro fatal num mercado tão competitivo como o farmacêutico.


Então, esteja sempre próximo de seus colaboradores, ouça as dúvidas e coloque-se à disposição para ajudar em caso de dificuldade, assim eles conseguirão vender cada vez mais e melhor.