PONTO IDEAL PARA MONTAR UMA DROGARIA

 A localização do ponto para montar uma drogaria é muito importante para o sucesso do negócio. É preciso conhecer a região e o público local para saber o melhor lugar para atuar.
Ficar atento à movimentação e ao fluxo de pessoas é essencial para montar uma drogaria. A localização do ponto para montar uma drogaria deve ser certeira.
Gastos para montar uma drogaria
Os custos de montar uma drogaria são altos. Deve-se levar em conta a reforma do espaço, o aluguel do ponto e a compra do estoque inicial da farmácia. Montar uma drogaria requer grande organização e planejamento do empresário.
Localização do ponto para montar uma drogaria
Desde a localização do ponto para montar uma drogaria, abrir uma farmácia exige muita atenção. Avaliar o ponto é fundamental para entender o potencial da região. É muito importante fazer uma contagem de fluxo de pessoas durante o dia. Tanto em horários de pico como nas demais horas do dia, a passagem de pessoas deve auxiliar na decisão sobre um ponto comercial.
É possível contar com o auxílio de uma imobiliária para as avaliações, mas o “faro” do empreendedor também deve ser levado em conta. Corretores imobiliários são ótimos para trazer sugestões de ponto ao empresário. Eles conhecem a região e sabem onde há maior fluxo de pessoas e de comércio local. Mas a decisão deve partir de um profissional que realmente conhece o varejo farmacêutico.
Avalie a rua e a movimentação do mercado local. A presença de agências bancárias, outras farmácias e comércios locais nas proximidades indica que o potencial de vendas é maior. Montar uma drogaria nesse local pode ser extremamente lucrativo.
Fluxo de pessoas não é único indicador
Cuidado para não se enganar com o fluxo de pessoas. Pontos comerciais próximos a estações de trem, metrô ou ônibus normalmente têm custo de aluguel muito mais caro. Porém, muitas vezes as pessoas não passam efetivamente em frente à loja.
Geolocalização é tecnologia complementar
No mercado, existem ferramentas de geolocalização que complementam a avaliação do fluxo de pessoas e do mercado da região. Com a ferramenta é possível mapear e analisar o ponto comercial para entender onde há maior potencial de vendas para obter o maior retorno de investimento.
Veja onde a concorrência atua na cidade ou bairro
Para montar uma drogaria, avaliar os concorrentes também é fundamental. Não estamos falando de estratégia. Aqui nos referimos apenas à localização dos principais concorrentes da cidade ou bairro.
O mercado de varejo farmacêutico é extremamente competitivo. Saber onde os concorrentes atuam é fundamental para não entrar num local que não trará resultados. Veja onde as demais farmácias estão localizadas para saber se o ponto comercial que você pretende alugar é realmente indicado.
Cronograma e planejamento são essenciais
É preciso manter o cronograma definido para não gerar custos adicionais por conta da demora da obra. Lidar com diferentes fornecedores é realmente trabalhoso. Manter as datas combinadas, fazer pedidos e receber materiais exige muita organização.
Faça um cronograma com as suas responsabilidades e as datas acordadas com cada fornecedor. Assim você não se perde na hora de lidar com cada fornecedor.
É preciso ficar atento com todos os pedidos da loja. Móveis, fachada, piso, letreiro, sanca e, claro, medicamentos. Se você for reformar o ponto comercial, o cronograma certamente ficará mais longo.
Certifique-se que você possui capital para arcar com tudo o que precisa fazer para montar uma drogaria. Além da montagem, é preciso ter fluxo monetário para os pedidos após a inauguração. Mesmo com a margem de lucro dos produtos, os primeiros pedidos de reposição necessitam de um novo aporte de dinheiro por parte do empresário.
O proprietário da loja precisa ficar muito atento ao financeiro da drogaria até que a loja atinja o ponto de equilíbrio e passe a gerar lucro.

Fonte: Farmarcas