O DIA MUNDIAL DO CÂNCER É COMEMORADO EM 4 DE FEVEREIRO COM A INTENÇÃO DE CONSCIENTIZAR E UNIR A POPULAÇÃO PARA O CONTROLE DO CÂNCER.


Data que foi instituída desde 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com o objetivo de fazer com que o maior número de pessoas ao redor do planeta fale sobre a doença.


A campanha 2016-2018 é “Nós podemos. Eu posso”. No Brasil é protagonizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em parceria com UICC e o tema escolhido pretende mostrar como todos, em grupo ou individualmente, podem fazer a sua parte para reduzir o câncer.


O câncer afeta cada pessoa de maneira diferente, mas todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto da doença nos indivíduos, nas famílias e nas comunidades.


A campanha pretende abordar o problema da desinformação provocado pela veiculação de notícias alarmantes, muitas delas equivocadas e até falsas, que podem atrapalhar a prevenção e o tratamento da doença.

O câncer não pega. Um portador de câncer poderá estar com aparência abatida por uma baixa de suas próprias defesas. Ele não oferece perigo, mas precisa de auxílio e nós podemos estar próximos, auxiliar com atividades do dia a dia, com uma boa conversa e palavras positivas.


O foco da campanha está na valorização do acolhimento e do apoio, tanto para a pessoa acometida pela doença, quanto para seus familiares.



Em relação ao câncer, que atitudes: “Nós podemos. Eu posso”??


- Fazer exames preventivos e cuidar da saúde como um todo.
- Ter uma alimentação saudável e ainda manter-se dentro de um peso corporal adequado.
- Praticar atividade física regularmente.
- Escolher um estilo de vida saudável.
- Evitar o uso de tabaco, drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebida alcoólica.
- Ter exposição solar de maneira adequada.

A palavra é atitude. Tomar a atitude de se cuidar e cuidar de que estiver por perto.Juntos somos mais fortes.

Fonte : G1